Empréstimos negativados: Entenda como funciona empréstimos para negativados

Com a alta taxa de inadimplência no país, muitas pessoas necessitam recorrer a empréstimos para diversos fins, tem suas solicitações negadas por possuírem seus nomes negativados. Porém, felizmente já existem instituições financeiras que possuem empréstimos para negativados. Saiba mais a respeito neste artigo.

Empréstimo pessoal para negativados

Atualmente já existem diversas instituições credoras que oferecem empréstimos para negativados, ou seja, para clientes que apresentam restrições no nome. Porém, como essas pessoas já possuem histórico de não pagamento de dívidas, estas instituições são mais criteriosas nestes casos, exigindo uma maior quantidade de comprovantes e garantias.

Além disso, elas podem ser menos flexíveis em relação a prazos e parcelas e cobrar maiores taxas de juros, por isso, é importante estar atento ao CET (Custo Efetivo Total) da transação.

Outros empréstimos para negativados

Além dos empréstimos pessoais, pessoas com nome negativado podem recorrer a outras alternativas, como:

• Empréstimo consignado: nesta modalidade o pagamento do empréstimo está vinculado diretamente ao salário ou algum benefício do INSS. Nesta modalidade é possível conseguir menores taxas que em empréstimo pessoal, devido a maior garantia do pagamento;
  • Bens como garantia: o cliente pode optar por empréstimos que utilizam imóveis, carro ou moto, por exemplo, como garantia do pagamento da dívida. Essa é uma opção que pode ser utilizada por trabalhadores autônomos, devido a maior dificuldade de comprovação de renda. Nessa situação, caso o empréstimo não seja quitado, o bem poderá ser perdido.

Cuidados em empréstimos para negativados

Costuma-se encontrar algumas ofertas de empréstimos com taxas atrativas para negativados que exigem um depósito prévio. Cuidado com essas ofertas trata-se de um golpe que tem se tornado bastante comum, no qual os criminosos se apossam do seu dinheiro.

Outro cuidado é escolher empréstimos que você tenha condições de arcar com suas parcelas. Isso é importante para que o empréstimo não dificulte ainda mais a situação de suas dívidas.