Simular consórcio: O que é consórcio e 2 formas de simular

Os sonhos de se ter um carro próprio ou uma casa própria são os principais sonhos do brasileiro.

Mas para isso, é necessário que se faça um investimento muitas vezes que está acima da capacidade financeira. Então como alcançar esses sonhos mesmo não possuindo o valor integral do bem?

Uma alternativa muito utilizada é o consórcio. Esse tipo de investimento é oferecido por diversas empresas e bancos.

Neste artigo, você irá entender o que é o consórcio e descobrir 2 formas se simular um consórcio. Confira!

Simular consórcio: o que é consórcio?

O consórcio é uma forma de poupança em grupo. Nele, determinada quantidade de pessoas interessadas em comprar um bem da mesma faixa de preço pagam mensalmente uma parcela, que é menor que as parcelas de um financiamento, pois possuem menos juros.

Com o montante obtido todo mês, a empresa ou banco que organiza, contempla por sorteio, uma pessoa para adquirir o bem no mês. O restante do grupo também pode adquirir o bem, mas perante o pagamento de uma parcela denominada lance.

Quem oferta o maior lance, também é contemplado. Neste sistema, todas as pessoas adquirem o bem e pagam valores menores que os praticados em um financiamento.

Simular consórcio: sites de empresas financeiras

Os sites de empresas financeiras que oferecem o serviço de consórcio possuem uma ferramenta de simular consórcio.

Nesta ferramenta, o cliente consegue saber antecipadamente informações do consórcio como valores de juros, valores das parcelas e tempo de pagamento do consórcio.

Simular consórcio: sites de bancos

Os bancos também oferecem esse serviço e em seus sites é possível simular consórcio. Muito semelhante aos modelo dos sites de empresas financeiras, são apresentados para o cliente informações como tempo para pagamento, taxa de juros e valor da parcela.

Você conhecia sobre o consórcio?